sexta-feira, 8 de março de 2013
A SIBILA
ORÁCULOS E PROFECIAS
A palavra dos deuses, e particularmente a de Apolo, era transmitida aos seres humanos por seus oráculos.
A sibila de Cumas. (Afresco de Michelangelo, séc . XVI.) |
Originalmente, Sibila era nome de uma mulher de verdade, uma sacerdotisa que transmitia os oráculos de Apolo, mas depois esse nome foi dado a numerosas profetisas. A mais célebre foi a Sibila romana de Cumas, perto de Nápoles, que guiou Enéias nos infernos.
Vale a pena ler: A Sibila de Agustina Bessa-Luís. O livro é um romance que remete as figuras clássicas da mitologia grega, mas não conta nada daquele tempo. Quina, a protagonista, é comparada a uma Sibila por possuir "poderes" ... quais serão? Leia.
Abraços, Caroline.
Abraços, Caroline.
sexta-feira, 1 de março de 2013
APOLO: O MAL-AMADO!
Apolo declara seu amor a Dafne.
(Pintura de T.Chasseriau.)
Apolo não tinha muito sucesso no amor. Quando declarou sua paixão à ninfa Dafne, ela suplicou para ser poupada e foi transformada em loureiro. Apolo fez dele sua árvore sagrada.
Mais tarde, apaixonou-se pela princesa Corônis, que lhe foi infiel. Matou-a, mas salvou o filho que ela esperava dele, Asclépio (Esculápio).
Apolo não teve mais sorte com Cassandra. Ensinou-lhe a arte da adivinhação, mas ela assim mesmo recusou seu amor. Ele a condenou a que nunca acreditassem em suas profecias, o que aconteceu quando ela predisse a queda de Tróia.
Coitadinho de Apolo, tão lindo, gracioso, romântico, deus da luz, da música e da poesia. O que será que faltava pra ele ser amado?
Assinar:
Postagens (Atom)