sábado, 3 de julho de 2010

Deméter e a Arte da Agricultura

Deméter começou a errar pela Terra, sob o disfarce de uma velha. Encontrou refúgio no norte de Atenas, em Elêusis, com o rei Céleo e sua mulher Metanira, e tornou-se a ama do filho mais jovem do casal, Demófon. Para agradecer a seus hospedeiros, a deusa quis tornar o menino imortal, mergulhando-o regularmente num fogo purificador. Uma noite, Metanira surpreendeu Deméter e soltou um grito. A deusa, assustada, soltou a criança, que caiu no fogo.
Após a tragédia, a dusa revelou sua verdadeira identidade. Para consolar os pais, ensinou a arte da agricultura a seu segundo filho. Mas a rauva de Deméter pela Terra, que fora cúmplice do rapto de Cora que por sua vez se tornara esposa de Hades, com o nome de Perséfone, não diminuiu: "Solo ingrato! Eu te tornei fértil e te revesti de ervas e de graos nutritivos, e é assim que me recompensas. Nunca mais terás meus favores."
Os deuses se inquietavam porque nada mais crescia nos campos. O gado morria, os seres humanos estavam famintos.
Para evitar uma catástrofe, Zeus ordenou a Hades que devolvesse Perséfone a sua mãe. Mas, nos infernos, a jovem provara o alimento dos mortos e ficara, portanto, ligada pra sempre a esse reino. Para agradar ao mesmo tempo Deméter e Hades, Zeus autorizou Perséfone a viver seis meses com seu marido e seis meses com sua mãe. É assim que, quando Perséfone está nos infernos, o solo permanece nú: é o outono e inverno. Mas quando ela retorna para junto de sua mãe começa a primavera.

Ler também:

Deméter ou Ceres - http://profcarolinemitologia.blogspot.com/2010/07/demeter-ou-ceres.html

Hades, o deus dos infernos-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, o que você achou?