sábado, 3 de julho de 2010

Posêidon contra Tróia e Ulisses

Ambicioso e briguento, Posêidon conspirou um dia com Hera, que estava cansada das infidelidades do marido. Com a ajuda de outros deuses, eles amarraram Zeus enquanto dormia, o que lhes valeu uma punição exemplar: Posêidon e Apolo tiveram de servir durante uma ano o rei de Tróia. Eles cnstruíram as muralhas da cidade. Como o rei se recusou a pagar seus salários, Apolo enviou a peste a Tróia e Posêidon fez surgir um monstro do mar, que semeou a desolação.
Dai em diante, Posêidon se juntou aos gregos contra os troianos. Foi ele que lançou, das profundezas do mar, os monstros marinhos que sufocaram o mestre Laocoonte porque ele queria impedir os troianos de levar o enorme cavalo pra dentro da cidade. E perseguiu Ulisses com sua cólera, obrigando-o a errar por dez anos antes de voltar a Ítaca, porque o herói grego havia cegado o seu filho, o ciclope Polifemo.
Uma outra vez, Posêidon se vingou do rei Minos, que se recusara a lhe sacrificar um touro branco, inspirado em sua mulher, Pasífae, uma paixão monstruosa pelo animal.
Desse amor nasceu o Minotauro.

Ler também:

Hera - http://profcarolinemitologia.blogspot.com/2010/06/hera-ou-juno.html

Zeus -http://profcarolinemitologia.blogspot.com/2010/06/zeus-jupiter.html

Posêidon - http://profcarolinemitologia.blogspot.com/2010/07/poseidon-ou-netuno.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, o que você achou?