terça-feira, 27 de julho de 2010

O oráculo de Delfos


Num carro, Apolo partiu para os Hiperbóreos, entre os quais ficou por um ano. Ele voltava lá todos os anos para trazer o verão e o calor do sol. Tornou-se assim o deus da luz solar. 


Apolo foi em seguida a Delfos, na Grécia, onde matou a monstruosa serpente-dragão Píton, que semeava o terror, e estabeleceu um oráculo.
Um templo foi construído para ele na montanha, onde uma jovem, a Pítia, transmitia seus oráculos: ela passava aos sacerdotes as palavras do deus.


"Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo."

— Inscrição no oráculo de Delfos, atribuída aos Sete Sábios (c. 650a.C.-550 a.C.)


O lugar ainda apossui os chamados tesouros que eram pequenas construções, tipo capelas, onde se guardavam as ofertas. O Sítio Arqueológico de Delfos encontra-se classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco.

As Pítias, que eram as sacerdotisas de Apolo, faziam as profecias em transe. Isso te faz lembrar de alguma coisa? Não te lembra religiões da atualidade? Pois é...Façam comparações.



Abraços,
Caroline

2 comentários:

  1. Excelente blog; sempre tive ligeiro fascinio pela mitologia. Alem disso, contribuiu para a qualidade do site a forma organizada em que se dispuseram os topicos. Uma pena que tenha sido aparentemente abandonado, mas mantive em meus favoritos para futura consulta.

    ResponderExcluir
  2. se puder visite o meu e vire seguidor o site é
    mitologiagre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi, o que você achou?