segunda-feira, 26 de julho de 2010

Hefesto ou Vulcano

Hefesto é o deus do fogo. É o mais feio de todos os deuses, mas é o senhor da metalurgia.
Hefesto é filho de Hera e Zeus. Ao contrário dos outros deuses, é muito feio e manca ao andar. No livro A ILÍADA, Homero explica as origens da má sorte do deus: a primeira é que, numa briga entre seus pais, Hefesto defendeu sua mãe.
Zeus, contrariado, pegou o menino e atirou-o do Olimpo. Ele caiu durante um dia inteiro e atingiu a ilha de Lemnos, tendo ficado manco em decorrência da queda.
A outra explicação é que Hera, envergonhada de ter colocado no mundo um filho coxo de nascença, decidiu jogá-lo no Olimpo para escondê-lo dos outros deuses. Ele caiu no mar, de onde foi recolhido e cuidado durante nove anos pala titânida Tétis, e aprendeu a forjar os metais.
Hefesto tornou-se um deus hábil nas artes da metalurgia, capaz de grandes proezas técnicas. Para se vingar de sua mãe, que o abandonou, ele fabricou um trono de ouro esplêndido que aprisionava todo aquele que se sentasse nele. Enviou-o ao Olimpo, para sua mãe, que imprudentemente se instalou nele. Um mecanismo complexo foi acionado e impediu Hera de se levantar.
Os deuses tiveram de procurar Hefesto, que liberou sua mãe com a condição de obter Afrodite como esposa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, o que você achou?