1. A RAÇA DO OURO
O homem surgiu com a primeira geração de deuses, dominada por Cronos. A raça de ouro simboliza o ideal de felicidade: os homens festejavam com os deuses, encontravam alimento na natureza, riam, dançavam, permaneciam jovens e chegavam à velhice em paz e sem sofrimento. Quando morriam tornavam-se gênios bons, "guardiães dos mortais".
2. A RAÇA DE PRATA
A raça de prata foi inferior à primeira, pois os homens tinham muito orgulho e eram teimosos, recusando-se a venerar os deuses. Zeus os exterminou e eles se tornaram os bem-aventurados dos infernos.
3. A RAÇA DE BRONZE
A raça de bronze era ainda inferior à precedente. Os homens só pensavam em brigar. Reinavam a violência e a guerra. Eles acabaram se matando uns aos outros, e Zeus afogou os sobreviventes num dilúvio.
4. A RAÇA DOS HERÓIS
Mais justa e corajosa, a raça seguinte é a dos heróis, ou semideuses, que realizaram incríveis façanhas e morreram combatendo com valentia como em Tebas, pela reconquista do trono, ou em Tróia, tentando resgatar Helena.
5. A RAÇA DE FERRO
A quinta e última raça de seres humanos é a atual: a raça do ferro, que suporta o cansaço, a ansiedade e desgraças de todos os tipos. Apesar de imersa no desequilíbrio e na loucura, ela tem certo espírito de virtude e justiça.
eu gostei. eh curto mas objetivo. Resume bem as cinco geraçãos.
ResponderExcluir