segunda-feira, 21 de junho de 2010

O OLIMPO - DEUSES E MUSAS


Doze grandes divindades dividem entre si o universo. Elas vivem no cume do Olimpo, ou seja, no céu luminoso.


UMA MONTANHA MÁGICA

O Olimpo é a montanha mais alta da Grécia. Seu cume, muitas vezes coroado de nuvens, é praticamente invisível, o que lhe confere um ar misterioso.


Foi por essa razão que os gregos imaginaram que ele era a morada dos deuses.


DOZE DEUSES NO OLIMPO


Zeus, deus dos deuses, sentado num trono de ouro, reina sobre o Olimpo e o universo. Os deuses se reúnem em sua casa para decidir a sorte dos seres humanos, enviando-lhes o bem ou o mal para fazê-los respeitar a lei divina.


Os doze "olímpicos", seis deuses e seis deusas, desfrutam de juventude eterna. São eles Hera, Posêidon, Héstia, Deméter, Ares, Hefesto, Atena, Apolo, Ártemis, Hermes e Afrodite. Hades, irmão de Zeus e deus dos infernos, mora sob a terra. Os deuses do Olimpo raramente descem à Terra e, quando isso acontece, se revestem de aparência humana ou animal.


AS CÁRITES AS HORAS


As Cárites, que os romanos chamaram de Três Graças, são filhas de Zeus. Divindades de risonha beleza, elas transmitem a alegria. Cantam com as Musas, às quais se reúnem no cortejo de Apolo. Também filhas de Zeus, as Horas acompanham as Musas e as Cárites. Elas representam o tempo, as estações, as horas da vida.


O NÉCTAR E A AMBROSIA


Os olímpicos passam a maior parte do tempo entregues a jogos e festas, em meio a cantos e danças das Musas. Eles bebem o néctar e saboreiam a ambrosia, à base de mel. Esses alimentos lhes asseguram a invulnerabilidade, a juventude eterna e a imortalidade. Mas eles não diferem quase nada dos humanos, pois são invejosos, irritáveis e suscetíveis...


As assembléias que Zeus preside para decidir a sorte dos mortais são muitas vezes tumultuadas, ainda que ele, com terríveis acessos de cólera ou gargalhadas, faça logo voltar a ordem.


AS MUSAS


As novas Musas, de vozes deliciosas, são filhas de Zeus e Mnemósine (a Memória). Elas detêm o conjunto dos conhecimentos sobre as artes e a ciência, cada uma em certo domínio. Calíope preside a poesia; Clio, a história; Érato, o casamento; Euterpe, as festas; Melpômene, o canto e o teatro; Polímnia, a retórica; Terpsícore, a dança; Talia, a comédia, e Urânia, a astronomia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, o que você achou?