Esta pintura de Peter Paul Rubens (séc. XVI) representa Cronos, deus do tempo (chamado de Saturno pelos romanos), no ato de devorar um de seus filhos. |
Cronos, o astucioso, tornou-se o primeiro rei do mundo. A corte era formada pelos Titãs, seus irmãos e irmãs. Cronos se casou com sua irmã Réia e atirou nas profundezas do inferno os três Ciclopes e os três Cem-braços. No entanto, Gaia previu que um dos filhos de Cronos iria destroná-lo. Assim, a cada vez que Réia dava à luz, Crono engolia o filho. (A imagem ao lado é uma pintura de Peter Paul Rubens representa Cronos, depois do tempo, chamado de Saturno pelos romanos, no ato de devorar um de seus filhos).
Hades, Posêidon, Hera, Deméter e Héstia foram devorados desta forma. Certa ocasião, porém, Réia conseguiu proteger o recém-nascido Zeus, por meio de um truque: ela o escondeu e apresentou uma pedra embrulhada em panos a Cronos, que a engoliu sem desconfiar de nada. Quando cresceu, Zeus fez Cronos beber uma poção, que o levou a vomitar os irmãos e irmãs do jovem deus, e foi morar com eles no monte Olimpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi, o que você achou?