Olimpo, o céu luminoso
Depois da vitória sobre as forças brutais do mal, Zeus passou a reinar sobre o universo, os deuses e os homens. Ele se instalou nas alturas do céu, no monte Olimpo, com seus filhos, irmãos e irmãs, e distribuiu entre eles poderes e privilégios.
O Olimpo é um mundo luminoso e harmônico, de onde Zeus, expulsou todos os poderes maléficos, alguns para o mundo subterrâneo (o Tártaro) e outros para a Terra (para viverem entre os seres humanos).
Zeus chamou o gigante Prometeu para definir o lugar que competia às pessoas, ou seja, para separar as atribuições dos deuses das adequadas aos seres humanos. Prometeu era filho do Titã Jápeto, irmão de Cronos, mas não era um Titã e sim um gigante como seus irmãos Epimeteu e Atlas.
Indisciplinado, Prometeu estava sempre disposto a se rebelar contra Zeus, sendo tão astucioso como ele. Epimeteu tinha criado os animais, dotando-os de muitas qualidades, e haviam restado poucas para os homens. Prometeu fez os primeiros seres humanos a partir do barro e lhes deu o fogo, depois de roubá-lo dos deuses; por esse motivo, era muito venerado, sendo considerado o criador e benfeitor da humanidade.
Essa "história" das origens do mundo te lembra uma outra?
Beijão,
Profª Carol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi, o que você achou?