quarta-feira, 9 de junho de 2010

AS ORIGENS DO MUNDO; OS TITÃS E OS MONSTROS; URANO E CRONOS


AS ORIGENS DO MUNDO
Para os gregos, no princípio do mundo existiam Caos (o Vácuo), Gaia, ou Géia (a Terra), e Eros (o Amor). Mais tarde apareceram os Gigantes, além de numerosos monstros. Os deuses entraram em guerra com eles para estabelecer a ordem no universo.

No começo de tudo, quando ainda não existia o mundo, só havia um grande vazio, o Vácuo, o abismo que os gregos chamam de Caos. Dele nasceu Gaia, a Terra mãe.

Em seguida veio Eros, o Amor primordial, diferente entre o amor entre os sexos, pois estes ainda não existiam. Depois, Gaia deu à luz Urano ( o Céu estrelado) e Ponto (o Mar e todas as águas). Urano, recobriu inteiramente Gaia, e se unia incessantemente a ela. Essa união produziu muitos filhos. No entanto, como Urano estava o tempo todo colado a Gaia, deitado sobre ela, os filhos não conseguiam sair do ventre da mãe.

OS TITÃS E OS MONSTROS

Os primeiros filhos de Gaia e Urano foram os doze titãs, dos quais seis são do sexo masculino e seis do sexo feminino ( as titânidas). Em seguida vieram os três Ciclopes, monstros terríveis de um só olho, fulminante.Além deles, havia os três gigantes Hecatonquiros, ou Cem-braços, monstros de cinquenta cabeças e cem braços de uma força excepcional. Todos esses filhos sufocavam Gaia, que pediu a ajuda deles, incitando-os à revolta contra seu pai. Urano, porém, parecia invencível. Somente os mais jovens dos Titãs, chamado Cronos, teve coragem de ajudar a mãe Gaia e enfrentar Urano.

URANO E CRONOS - PAI E FILHO

Em seu ventre, Gaia conseguiu fazer uma foice, com a qual Cronos cortou o pênis de seu pai. Urano (o Céu) se desgrudou então de Gaia (a Terra), afastando-se para sempre. A Terra e o Céu se separaram finalmente, ficando cada um em seu lugar.

Do ferimento de Urano nasceram as três Erínias, divindades da vingança e do castigo, os Gigantes, que personificam a guerra e a violência, e as Melíades, ninfas guerreiras que moram nas árvores cuja madeira serve para fazer lanças.

Interessante né? Oh leitura boa.


Beijos
Profª Carol.










3 comentários:

Oi, o que você achou?