quarta-feira, 9 de junho de 2010

NIX, A NOITE - HIPNOS E MORFEU - HÉCATE - SELENE



NIX, A NOITE


A noite tem asas pretas. Saída do Caos, era uma das divindades mais antigas. Gerou Hemera (o Dia) e Éter (o Ar), mas era também a mãe de outros poderes considerados funestos: Tânato (a Morte), Hipnos (o Sono), Éris (a Discórdia), Nêmesis (a Vingança) e as Moiras, que regem o destino das pessoas.


HIPNOS E MORFEU

Hipnos personificava o sono. Ao cair da noite, deixava sua caverna nas brumas para percorrer a Terra e adormecer os seres, cujo sono era visitado pelo deus dos sonhos, seu filho Morfeu.

Estar nos braços de Morfeu significa dormir.


HÉCATE

Hécate se ligava ao mundo noturno. Deusa da Lua, a ela se atribuía a invenção da magia e da feitiçaria. Era representada na forma de uma mulher de três cabeças e três corpos, escoltada por uma matilha de cães uivantes.

Selene e Endimão. (Pintura de N.Poussin, séc. XVII.)

SELENE

Selene personificava a Lua. Ela percorria o céu num carro de prata, puxado por dois cavalos. Seu brilho pálido atraía muitos apaixonados. Ela correspondeu ao amor de Endimião, um jovem pastor de grande beleza. Zeus, ouvindo as preces de Selene, deu Endimião um sono eterno, o que lhe permitiu permanecer sempre jovem e belo.



Beijão,

Profª Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, o que você achou?