quarta-feira, 9 de junho de 2010

AS NEREIDAS- PROTEU - AS NÁIADES

Todas as nascentes, rios e mares eram encarnados por uma divindade, que podia mudar de forma à vontade.

AS NEREIDAS

As Nereidas de Urban Gabor

Divindades marinhas lindas e benévolas, as Nereidas acalmavam o mar para permitir a navegação. Seu pai era o deus marinho Nereu, e o Oceano (ler em postagens anteriores) era seu avô.

Elas teciam, cantavam e brincavam nas ondas do mar. Algumas ficaram célebres, como Anfitrite, mulher de Posêidon, e a ninfa Tétis, mãe de Aquiles. Tétis queimou todos os seus filhos na tentativa de torná-los imortaus, e quase teve êxito com Aquiles, afinal mergulhado por ela nas águas do Estige, um rio dos infernos.

PROTEU

Este deus marinho, filho de Posêidon e da titânida Tétis, pastoreava os rebanhos de focas do seu pai no mar Mediterrâneo. Era um grande adivinho, mas, para escapar de quem queria consultá-lo, transformava-se em qualquer tipo de monstro e só aceitava contar suas predições a quem não se assustasse com elas.

"Proteu" era uma palavra usada para designar uma pessoa que muda de opinião facilmente.

AS NÁIADES

As Náiades. (Pintura de J.W.Waterhouse, séc.XIX)

Cada fonte ou nascente importante possuia uma náiade, que se banhava nela. As pessoas podiam se curar em suas águas ou morrer afogadas, se a náiade se sentisse ofendida. As náiades eram ninfas sempre belas e sedutoras.



Beijão,

Profª Carol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, o que você achou?